top of page
Foto do escritorLuciana Soler

A Arte Como Linguagem dos Autistas

Arte e autismo. Em um primeiro olhar, podem parecer mundos distantes. Mas a verdade é que, para muitos autistas, a arte se torna uma ponte vibrante de comunicação, expressão e compreensão.


Expressão Além das Palavras:

Para muitos no espectro, a comunicação verbal pode ser um desafio. A arte oferece uma maneira alternativa e profunda de expressar sentimentos, pensamentos e percepções.

Pinturas, esculturas, música, dança: o espectro da arte é tão diversificado quanto o espectro autista.


Contribuições de Autistas para a Arte


Existem muitos autistas ao redor do mundo que se expressam e se comunicam por meio da arte, demonstrando habilidades incríveis e perspectivas únicas.

Na foto ao lado vemos Stephen Wiltshire, um autista e artista que desenhou a cidade de Nova Iorque rica em detalhes, em um quadro de quase 6 metros, após observá-la de um helicóptero durante 20 minutos.

A arte, para muitos autistas, não é apenas um hobby, mas uma profissão e uma paixão.


Diagnosticado de autismo ainda muito cedo, a arte de Stephen surgiu como uma forma de se expressar. Usando seus desenhos como forma de aprender, Stephen criou uma série de 26 imagens codificadas para lhe ajudar a falar, a cada um dos quais corresponde a uma letra do alfabeto.


Benefícios Terapêuticos:

A arte-terapia tem se mostrado uma ferramenta valiosa no apoio a indivíduos autistas, ajudando no desenvolvimento motor, na expressão emocional e na autoestima.

Além disso, proporciona momentos de foco, tranquilidade e satisfação.


A arte não conhece limites, nem barreiras. Para os autistas, ela pode ser uma janela para o mundo e uma forma de nos mostrar a beleza única de suas perspectivas.


Conhece algum artista autista ou alguma obra que te tocou? Compartilhe conosco e celebre a arte em todas as suas formas!


Esse conteúdo foi gerado considerando diversas referências, entre elas:

  • AMERICAN ART THERAPY ASSOCIATION. "Art Therapy with Individuals with Autism". Art Therapy: Journal of the American Art Therapy Association, 2008.

  • SANTOS, N. A., & BOSA, C. A. "Intervenções comportamentais em autismo: revisão da literatura". Psicologia em Estudo, 2002.


Amplie seu repertório com nossas recomendações*

*Link nas imagens


Livro Drawing Autism de Jill Mullin Somente disponível em inglês, Drawing Autism celebra o talento artístico de indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA), ao mesmo tempo que atua como um vislumbre do mundo como eles o veem. Jill Mullin reuniu uma impressionante variedade de trabalhos de artistas consagrados como Gregory L. Blackstock e Jessica Park, e de artistas menos desconhecidos, mas não menos talentosos. Suas criações, juntamente com entrevistas com artistas, compõem um livro fascinante e convincente que irá educar e inspirar.

Inclui um prefácio da best-seller Temple Grandin, PhD, considerada uma das pessoas adultas com autismo mais talentosas do mundo.

Filme Temple Grandin Esse filme biográfico, que conta com a própria Temple Grandin na equipe de roteiristas, retrata a trajetória de uma mulher autista que se tornou uma das principais cientistas da indústria de manejo de gado, utilizando sua sensibilidade e percepção únicas. Esse filme está disponível na plataforma MAX (HBO).


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page