top of page

Mente e Movimento: O Poder da Atividade Física para o Cérebro


Se nosso corpo fosse um automóvel, nosso cérebro seria o motor. E, curiosamente, para esse motor funcionar melhor, movimentar o automóvel é fundamental.


A Dança dos Neurotransmissores



Quando nos movimentamos, nosso cérebro libera uma série de substâncias, como a endorfina, que são vitais para o nosso bem-estar. No Brasil, muitas pesquisas têm abordado como a prática regular de atividades físicas pode funcionar como um antídoto para o estresse e a ansiedade.


Mais que Músculos Fortes



Além dos benefícios físicos, a atividade física ajuda no desenvolvimento cognitivo, na memória e até na criatividade.

A capoeira, por exemplo, é uma manifestação cultural brasileira que une mente e corpo de forma harmoniosa, trabalhando concentração, ritmo e coordenação.


Adeus, Sedentarismo



A rotina acelerada pode ser uma barreira, mas incorporar pequenas atividades, como uma caminhada após o almoço, pode ser transformador. O Brasil tem belos parques e espaços públicos em diversas cidades, incentivando a prática de esportes e a convivência social. Movimentar o corpo é uma das chaves para manter a mente sã.

Que tal encontrar uma atividade que te faça bem e torná-la um hábito?


Quer saber mais sobre bem-estar e saúde? Continue nos acompanhando e descubra dicas valiosas!


Esse conteúdo foi gerado usando as seguintes referências:

- "O Cérebro em Forma" de John J. Ratey e Eric Hagerman.

- Pesquisa sobre Atividade Física e Saúde Mental, Universidade de São Paulo (USP).


Amplie seu repertório com nossas recomendações*

*Links nas imagens



​Exercised - Daniel E. Lieberman



Ainda não traduzido para o português, esse livro de Daniel Lieberman, professor de biologia evolutiva humana na Universidade de Harvard e pesquisador pioneiro na evolução da atividade física humana, conta a história de como nunca evoluímos para o exercício – para fazer atividade física voluntária pelo bem de saúde. Usando suas próprias pesquisas e experiências em todo o mundo, Lieberman relata sem jargão como e por que os humanos evoluíram para caminhar, correr, cavar e realizar outras atividades físicas necessárias e gratificantes, evitando esforços desnecessários.


​O clássico "O Poderoso Chefão"


O poderoso chefão moldou o gênero de Máfia e inspirou um dos maiores clássicos do cinema de todos os tempos, dirigido por Francis Ford Coppola e vencedor de várias estatuetas do Oscar. Essa edição conta com a tradução de Denise Bottmann e nova capa.


Experimente vê-lo como metáfora de como cada parte (ou membro) é crucial para o funcionamento de um sistema.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page